Comunicação federada nas instituições públicas

Comunicar com confiança e respeito com o público

Intervir Fedi... quê?



As instituições públicas (agências governamentais, emissoras, instituições de ensino) usam predominantemente plataformas proprietárias como Twitter, Facebook, Instagram e Youtube. As empresas por detrás destas plataformas controlam quem as pode utilizar e como podem ser utilizadas. Além disso, ao destacar e utilizar estes serviços, as instituições públicas acabam por publicitar e incentivar as pessoas a utilizar estes serviços.

Queremos convencer as instituições públicas a repensar o seu uso das redes sociais. Isto é possível com a transição gradual para soluções federadas de Software Livre.

Description

Motivos para mudar

O ponto de entrada para uma comunicação ética

Soberania A soberania digital procura a utilização independente e auto-determinada de tecnologias digitais por parte do estado, organizações e indivíduos. Soluções de Software Livre descentralizadas dão-nos o direito de as usar, estudar, distribuir e melhorar para qualquer objectivo. Este é um ponto fundamental para a democracia numa sociedade cada vez mais digital.

Protecção de Dados As pessoas não devem ser forçadas a ceder os seus dados a megacorporações só para poderem comunicar com instituições públicas. A administração pública deve apoiar o público a proteger os seus dados.

Dinheiro público O dinheiro público deve ser usado para o benefício da população e para cumprir as obrigações legais das instituições públicas, e não para subsidiar modelos de negócio duvidosos de provedores internacionais.

Certeza legal É difícil de conciliar a utilização de redes sociais de empresas gigantes tecnológicas com as leis de protecção de dados. As instituições públicas têm o dever de garantir a comunicação segura e legal das pessoas.

Comunicação aberta

no Fediverso

Mastodon em vez de Twitter

Microblogging

Pixelfed em vez de Instagram

Partilha de fotografias

PeerTube em vez de Youtube

Partilha de vídeos

Fediverso

Um conjunto de serviços federados usados para publicação na web e alojamento de ficheiros, redes sociais e microblogging.

Explorar

Bons exemplos

Comunicação com o público de forma soberana, sem publicidade e com foco na privacidade.

Contacte as instituições públicas

Uma carta recebe mais atenção que uma mensagem de correio electrónico. Copie o texto abaixo e envie uma carta para as instituições públicas.

Endereço

Assunto: Utilização de redes sociais na vossa instituição

Exmo/as. Sr/as.,

A vossa instituição providencia vários canais de comunicação para alcançar e interagir com as pessoas.

As redes sociais têm tomado um papel cada vez mais importante neste contexto. Esta utilização, no entanto, não é sem desvantagens. Por exemplo, uma desvantagem é a dependência de empresas gigantes tecnológicas internacionais. A sua posição dominante no que toca ao acesso livre a plataformas de comunicação compromete a nossa soberania digital.

Temos também observado vários encarregados de protecção de dados indicarem que estas redes não cumprem os requisitos legais e que seriam necessárias mudanças regulatórias significativas para que os seus utilizadores estivessem protegidos de acordo com as legislações existentes no que toca a protecção de dados.

É importante que a Administração Pública adopte serviços distribuidos de Software Livre para comunicar com as pessoas, em vez de as tornar dependentes das vontades e comportamentos destas empresas gigantes tecnológicas.

Gostaríamos então que a vossa instituição contribuisse para esta causa ao adoptar soluções federadas, como o Mastodon, para comunicar com o público.

Com os melhores cumprimentos

Alternativamente, envie um email