Fedigov - Comunicação federada nas instituições públicas
A ANSOL lança uma campanha para encorajar as instituições públicas a garantir a soberania das suas comunicações.
Associação Nacional para o Software Livre - ANSOL
19 de dezembro de 2022
As redes sociais têm um papel cada vez mais importante nas instituições públicas. Permitem que haja um canal de comunicação directo com o público e que informação relevante seja disseminada em tempo útil.
Na maiora dos casos, são usadas as plataformas mais conhecidas, como o Twitter, Facebook, YouTube ou Instagram. Pessoas que queiram usar a internet de forma auto-determinada e privada ficam excluídas de aceder a estas comunicações. O uso destes serviços por parte das instituições públicas serve indirectamente de publicidade a estas empresas e incentiva a sua utilização.
Hoje em dia há alternativas, como o Fediverso, que estão a crescer em popularidade e que já são utilizadas por várias instituições públicas europeias. O Fediverso é uma rede de várias aplicações independentes, como o Mastodon, que comunicam entre si usando um protocolo comum. As pessoas têm a opção de operar o seu próprio servidor ou de se juntarem a servidores existentes.
Ao se juntarem ao Fediverso, as instituições públicas passam a contribuir para uma rede de comunicação independente e soberana, livre da influência e controlo das megacorporações que gerem as redes sociais privadas. O público deixa de ser obrigado a ceder a sua informação pessoal a estas entidades para poder acompanhar as comunicações das instituições públicas.
Com a campanha FediGov, a ANSOL quer aumentar a sensibilização para este problema e oferecer tanto ao público como às instituições oportunidades concretas. O público é incentivado a contactar as instituições públicas para pedir que divulguem as suas comunicações no Fediverso. Às instituições públicas é oferecida informação sobre redes sociais descentralizadas baseadas em Software Livre.
O website da campanha é https://fedigov.pt.