Apple Watch.

Ajudando pacientes a identificar sinais de alerta o quanto antes.

O Apple Watch tem apps poderosos que fazem dele o companheiro ideal para uma vida saudável. Com as novas notificações e o app ECG, ele mantém você e seus pacientes informados com dados importantes sobre a saúde do coração.

Notificações de frequência cardíaca.

O Apple Watch monitora constantemente a frequência cardíaca para verificar se ela está muito alta ou muito baixa, o que pode indicar um problema sério não diagnosticado. Isso ajuda você e seus pacientes a identificar situações que exigem uma avaliação mais detalhada.

Se a frequência cardíaca de um paciente for superior a 120 BPM ou inferior a 40 BPM após mais de 10 minutos de repouso, ele será notificado. Os pacientes podem ajustar o limite de batimentos por minuto ou desativar as notificações quando quiserem. Todas essas notificações podem ser vistas no app Saúde do iPhone com data, horário e frequência cardíaca.

Notificações de ritmo cardíaco irregular.

Este recurso procura, de forma aleatória, por ritmos cardíacos irregulares que podem sugerir um caso de fibrilação atrial (AFib). Ele não detecta todos os casos de AFib, mas pode dar indícios de que é necessário uma avaliação melhor.

As notificações de ritmo cardíaco irregular usam o sensor cardíaco óptico do Apple Watch para identificar a onda do pulso e analisar as variações nos intervalos entre os batimentos em repouso. Se o algoritmo encontrar repetidamente um ritmo irregular que sinalize AFib, o paciente receberá um aviso, e a data, o horário e a frequência cardíaca serão registrados no app Saúde.

As notificações de ritmo cardíaco irregular é liberado pela FDA para usuários maiores de 22 anos sem histórico de fibrilação atrial.

Comprovação do recurso de notificação de ritmo cardíaco irregular.

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford trabalharam com a Apple, em 2017 e 2018, para realizar o Apple Heart Study. O estudo focou na detecção de fibrilação atrial, uma irregularidade nos batimentos que é a causa principal de derrames e hospitalizações. Mais de 400 mil usuários do Apple Watch participaram, contribuindo para validar a capacidade da tecnologia wearable para ajudar na detecção precoce dessa condição. Graças a esse estudo, a notificação de ritmo cardíaco irregular foi lançada. No início de 2022, o recurso foi atualizado com métodos avançados de aprendizado de máquina para melhorar o algoritmo de identificação de AFib.

Ver os resultados do Apple Heart Study

App ECG.

Com o app ECG no Apple Watch Series 4 ou posterior*, pacientes que apresentem batimentos acelerados, descompassados ou que receberam uma notificação de ritmo cardíaco irregular podem fazer um eletrocardiograma e registrar seus sintomas. Esses dados reais dão apoio para você tomar decisões rápidas e bem informadas sobre avaliações e tratamento.

Por meio do sensor cardíaco elétrico integrado à Digital Crown e ao cristal da parte de trás do Apple Watch Series 4 ou posterior*, o app ECG registra um eletrocardiograma de derivação única similar ao de derivação I. O resultado pode ser: ritmo sinusal, fibrilação atrial, fibrilação atrial com frequência cardíaca alta ou leitura inconclusiva. Depois, o app recomenda que o usuário informe sintomas, como batimentos acelerados, palpitações, tontura ou fadiga. A onda, os resultados, a data, o horário e os sintomas são gravados e podem ser exportados do app Saúde em PDF e compartilhados com o médico. E, se o paciente perceber sinais de um problema mais grave, ele pode ligar imediatamente para os serviços de emergência.

O app ECG é liberado pela FDA para maiores de 22 anos.

Saiba mais sobre o app ECG

Saiba mais sobre o uso ampliado do app ECG durante a pandemia de COVID‑19 (PDF em inglês)

Interpretando os resultados do app ECG.

A onda do app ECG é semelhante a de um eletrocardiograma de derivação I, que pode identificar fibrilação atrial e ritmo sinusal, mas não outras condições, como ataques cardíacos.

Após uma leitura, o app ECG verifica o ritmo sinusal ou o AFib. Se a frequência cardíaca for inferior a 50 BPM ou superior a 150 BPM, o app não poderá confirmar se há AFib, mas mostrará a frequência cardíaca e gravará o ECG. O app pode fornecer um resultado inconclusivo, por exemplo, para arritmias que não sejam AFib, pela presença de CDI (cardioversor desfibrilador implantável) ou marca-passo, ou por sinal elétrico fraco durante a leitura causado pelo desvio do eixo direito. O resultado também pode ficar comprometido se o sinal estiver fraco por causa de artefatos de movimento ou contato insuficiente com o eletrodo.

Em um estudo clínico, a classificação do ritmo cardíaco de um eletrocardiograma de derivação única feita pelo app ECG no Apple Watch foi comparada à classificação do ritmo cardíaco feita por um cardiologista de um eletrocardiograma de 12 derivações coletado simultaneamente. Entre os resultados classificáveis, o app ECG demonstrou 99,3% de especificidade na classificação do ritmo sinusal e 98,5% de sensibilidade na classificação de AFib.

Saiba mais sobre a detecção de arritmia (PDF em inglês)

Compare os modelos de Apple Watch.

  • Notificações de frequência cardíaca alta e baixa
  • Notificação de ritmo cardíaco irregular
  • App ECG
  • Notificações de preparo cardiovascular baixo
  • Nível de oxigênio no sangue
  • Detecção de queda
  • Sensores
  • Sensor cardíaco óptico
  • Sensor cardíaco óptico
  • Sensor cardíaco elétrico
  • Sensor cardíaco óptico e localização
  • Sensor cardíaco óptico
  • Acelerômetro e giroscópio
  • Apple Watch Series 3
  • Apple Watch SE
  • Apple Watch Series 4 e 5
  • Apple Watch Series 6 ou posterior

Mobilidade e preparo cardiovascular.

A quantidade de movimento e a aptidão cardiovascular podem ser bons sinais da saúde em geral e um indicador do bem-estar a longo prazo. O Apple Watch e o iPhone oferecem métricas estimadas de mobilidade — para que você e seus pacientes entendam melhor o impacto da mobilidade — e ferramentas para monitorar o histórico desses fatores. As medições de mobilidade incluem Preparo Cardiovascular (VO2 máx.), distância de Caminhada de Seis Minutos e outros parâmetros que avaliam a qualidade do andar (Velocidade de Caminhada, Comprimento do Passo, Tempo de Apoio Duplo e Assimetria de Caminhada). Com a permissão do usuário, esses dados podem ser utilizados em pesquisa e desenvolvimento de apps.

Saiba mais sobre como essas medições foram desenvolvidas e validadas:

Estimar a aptidão cardiovascular (VO2 máx.) com o Apple Watch (PDF em inglês)

Estimar a distância de caminhada de seis minutos com o Apple Watch (PDF em inglês)

Avaliar a qualidade da caminhada pelas medições de mobilidade do iPhone (PDF em inglês)

Detecção de queda.

Quando Apple Watch Series 4 ou posterior detecta uma queda, ele mostra um alerta que permite ligar para os serviços de emergência ou ignorar a notificação. Se a pessoa não conseguir responder em até um minuto, o Apple Watch ligará automaticamente para o resgate e enviará uma mensagem aos contatos de emergência do usuário. Todas as quedas detectadas são registradas no app Saúde. O recurso está ativado automaticamente para usuários acima de 55 anos e pode ser ativado para qualquer pessoa no app Apple Watch do iPhone.

Ficha Médica.

A Ficha Médica permite que as equipes de resgate e os médicos do atendimento de emergência acessem as informações médicas mais importantes na tela Bloqueada do iPhone ou no Apple Watch do paciente sem precisar de senha e sem comprometer a privacidade. O paciente pode preencher a Ficha Médica no app Saúde do iPhone para informar dados importantes, como alergias, medicamentos de uso contínuo, problemas de saúde, contatos de emergência e se é doador de órgãos.

Pensado para segurança e privacidade.

Quando o iPhone está bloqueado por senha, Touch ID ou Face ID, todos os dados do app Saúde ficam criptografados no aparelho. Se o usuário optar por sincronizar seus dados de saúde com o iCloud, as informações continuam protegidas na transferência e no armazenamento.

O futuro da saúde está nas suas mãos.

Saiba mais sobre saúde na Apple

Um futuro mais saudável no seu pulso.

Saiba mais sobre o Apple Watch