Portal:Conteúdo destacado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The featured content star

Conteúdo destacado na Wikipédia

Conteúdo destacado representa o melhor que a Wikipédia tem a oferecer. Esta página faz ligações com todos os conteúdos destacados da Wikipédia e apresenta um exemplo de cada tipo de conteúdo selecionado aleatoriamente.

Conteúdo destacado aleatório

Para ver abaixo outra seleção aleatória de conteúdos destacados, clique aqui.

Escolha dos conteúdos destacados

Você pode participar do processo de seleção dos destaques em:

Conteúdo destacado:

Conteúdo bom:

Revalidação:

Artigo destacado aleatório

Estremoz13.jpg

A Implantação da República Portuguesa foi o resultado de um golpe de estado organizado pelo Partido Republicano Português que, no dia 5 de outubro de 1910, destituiu a monarquia constitucional e implantou um regime republicano em Portugal.

A subjugação do país aos interesses coloniais britânicos, os gastos da família real, o poder da igreja, a instabilidade política e social, o sistema de alternância de dois partidos no poder (os progressistas e os regeneradores), a ditadura de João Franco, a aparente incapacidade de acompanhar a evolução dos tempos e se adaptar à modernidade — tudo contribuiu para um inexorável processo de erosão da monarquia portuguesa do qual os defensores da república, particularmente o Partido Republicano, souberam tirar o melhor proveito.

Após a relutância do exército em combater os cerca de dois mil soldados e marinheiros revoltosos, entre 3 e 4 de outubro de 1910, a República foi proclamada às 9 horas da manhã do dia seguinte da varanda dos Paços do Concelho de Lisboa. Após a revolução, um governo provisório chefiado por Teófilo Braga dirigiu os destinos do país até à aprovação da Constituição de 1911 que deu início à Primeira República. Entre outras mudanças, com a implantação da república, extinguiram-se os títulos nobiliárquicos, foram encerrados os conventos e expulsas as ordens religiosas, foi institucionalizado o divórcio e a igualdade de direitos no casamento entre homem e mulher, foram reformuladas as leis da imprensa, foi concedida autonomia administrativa às províncias ultramarinas, foram alterados os símbolos nacionais — a bandeira e o hino —, foi adotada uma nova unidade monetária — o escudo — e até a ortografia da língua portuguesa foi simplificada e legalmente regulamentada. (leia mais...)


Lista destacada aleatória

Britney Spears é um artista e cantora americana. Ela escreveu e gravou o material que nunca foi oficialmente lançado. As canções incluídas nesta lista estão registradas e não foram lançadas comercialmente ou promocionalmente ou são gravações que ganharam a atenção da mídia ou foram confirmadas pela própria Spears. Muitas das canções inéditas da cantora pop foram registradas — geralmente por sua empresa Britney Spears — com organismos profissionais como o United States Copyright Office, Broadcast Music Incorporated (BMI) e American Society of Composers, Authors and Publishers (ASCAP). Muitas canções não lançadas oficialmente por Spears foram agendadas para lançamento em álbuns da cantora, incluindo seus álbuns de estúdio Britney (2001), Blackout (2007) e Circus (2008). Por razões desconhecidas, as faixas foram finalmente rejeitados e permanecem inéditas.

Imagem destacada aleatória

Durga Burdwan 03 10 2011.JPG Escultura da deusa Durga em uma reunião pública na época do festival de Durga, na Índia.

Conteúdo recentemente destacado

Artigos Imagens Listas Portais