Cloud híbrida

menu icon

Cloud híbrida

A cloud híbrida combina e unifica os serviços de cloud pública e de cloud privada por meio de diversos fornecedores de cloud para criar uma infraestrutura de TI única, flexível e com bom custo-benefício.

O que é a cloud híbrida?

A cloud híbrida é a infraestrutura de TI que conecta pelo menos uma cloud pública e pelo menos uma cloud privada, fornecendo orquestração, gerenciamento e portabilidade de aplicativos entre elas para criar um ambiente de cloud único, flexível e ideal para a execução de cargas de trabalho de computação de uma empresa.

A multicloud híbrida é uma infraestrutura em cloud híbrida que inclui mais de uma cloud pública de mais de um provedor de serviços de cloud. 

A cloud híbrida possibilita que uma empresa 

  • combine serviços de cloud inovadores e funcionalidade por meio de múltiplos fornecedores de computação em cloud; 
  • escolha o ambiente de computação em cloud ideal para cada carga de trabalho; 
  • mova cargas de trabalho livremente entre a cloud pública e a cloud privada à medida que as circunstâncias mudam.

Assim, a cloud híbrida (e particularmente a multicloud híbrida) ajuda uma empresa a atingir seus objetivos técnicos e de negócios de maneira mais eficaz e com melhor relação custo-benefício do que uma cloud pública ou uma cloud privada sozinha. De fato, de acordo com um estudo recente, as empresas conseguem extrair da cloud híbrida até 2,5 vezes o valor que extrairiam com uma abordagem de cloud única e fornecedor único.

Como funciona a cloud híbrida ?

Arquitetura tradicional de cloud híbrida 

Inicialmente, a arquitetura de cloud híbrida focava na mecânica de transformar partes do data center on-premises de uma empresa em infraestrutura de cloud privada e, em seguida, conectar essa infraestrutura a ambientes de cloud pública hospedada off-premises por meio de um provedor de cloud pública (por exemplo, AWS, Google Cloud Services, IBM Cloud, Microsoft Azure). Isso foi realizado usando uma solução de cloud híbrida pré-definida, como Red Hat OpenStack (link reside fora do domínio da IBM) ou usando middleware corporativo sofisticado para integrar recursos da cloud em todos os ambientes, além de ferramentas de gerenciamento unificadas para monitorar, alocar e gerenciar esses recursos por meio de um console central ou de um "painel único". 

O resultado foi uma infraestrutura de TI unificada ideal para vários casos de uso:

  • Segurança e conformidade regulamentar: reserve recursos de cloud privada protegidos pelo firewall para dados sensíveis e cargas de trabalho altamente regulamentadas e, para cargas de trabalho e dados menos sensíveis, use recursos de cloud pública mais econômicos.
  • Escalabilidade e resiliência: use os recursos de armazenamento em cloud e de computação da cloud pública para aumentar a capacidade de maneira rápida, automática e econômica em resposta a picos não planejados em tráfego sem impactar as cargas de trabalho da cloud privada (isso é chamado de 'cloudbursting').
  • Adoção rápida de nova tecnologia: adote ou alterne para a mais recente solução de software como serviço (SaaS) e até mesmo integre essas soluções a aplicativos existentes, sem provisionar nova infraestrutura on-premises.
  • Aprimoramento de aplicativos legados: use os serviços da cloud pública para melhorar a experiência do usuário de aplicativos existentes ou para estendê-los a novos dispositivos.
  • Migração pelo VMware: use o modelo "lift and shift" para migrar cargas de trabalho on-premises existentes para a infraestrutura de cloud pública virtualizada a fim de reduzir a área de coberta do data center on-premises e escalar conforme necessário, sem investimento adicional em equipamentos.
  • Otimização de recursos e redução de custos: execute cargas de trabalho com capacidade previsível na cloud privada e migre cargas de trabalho mais variáveis para a cloud pública. Use a infraestrutura da cloud pública para acionar rapidamente recursos de desenvolvimento e de teste conforme necessário.

Arquitetura moderna de cloud híbrida 

Atualmente, a arquitetura de cloud híbrida está menos focada na conectividade física e mais focada em fornecer suporte à portabilidade de cargas de trabalho em todos os ambientes de cloud, bem como em automatizar a implementação dessas cargas de trabalho no melhor ambiente cloud para um determinado propósito de negócios. 

Várias tendências estão impulsionando essa mudança.

Como parte da próxima etapa crítica nas transformações digitais, as empresas estão desenvolvendo novos aplicativos e modernizando os aplicativos legados para potencializar tecnologias nativas da cloud. Essas tecnologias permitem o desenvolvimento, a implementação, o gerenciamento e o desempenho consistentes e confiáveis em todos os ambientes de cloud e entre todos os fornecedores de cloud.

Mais especificamente, as empresas estão construindo ou transformando aplicativos para usar a arquitetura de microsserviços, a qual divide aplicativos em componentes menores, levemente acoplados e reutilizáveis focados em funções de negócios específicas. Essas empresas também estão implementando os aplicativos em contêineres, unidades executáveis leves que contêm apenas o código do aplicativo e as dependências do sistema operacional virtualizado necessárias para executá-lo.

Em um nível mais alto, a cloud pública e a cloud privada não são mais "locais" físicos para se conectar. Por exemplo, muitos fornecedores de cloud agora oferecem serviços de cloud pública que são executados nos data centers on-premises de seus clientes. Ou seja, clouds privadas que eram executadas exclusivamente on-premises, agora são frequentemente hospedadas em data centers off-premises, em redes privadas virtuais (VPNs) ou em clouds privadas virtuais (VPCs), ou em infraestrutura dedicada alugada de provedores terceiros (que, às vezes, são provedores de cloud pública).

Além disso, a virtualização de infraestrutura, também chamada de infraestrutura como código, permite que os desenvolvedores criem esses ambientes sob demanda, usando qualquer recurso de computação ou recurso em cloud localizado atrás do firewall ou fora dele. Isso assume uma importância adicional com o advento da computação de borda, que ajuda a melhorar o desempenho global do aplicativo, movendo cargas de trabalho e dados para que fiquem mais próximos de onde a computação propriamente dita é feita. 

Como resultado desses e de outros fatores, a moderna infraestrutura da cloud híbrida está começando a crescer em torno de uma plataforma multicloud híbrida unificada que inclui:

  • Suporte para o desenvolvimento e a implementação de aplicativos nativos da cloud em todos os tipos de clouds (públicas ou privadas) e de provedores de cloud.
  • Um único sistema operacional em todos os ambientes.
  • Uma plataforma de orquestração de contêiner, tipicamente Kubernetes, que automatiza a implementação de aplicativos em todos os ambientes de cloud. 

O desenvolvimento nativo na cloud permite que os desenvolvedores transformem aplicativos monolíticos em unidades de funcionalidades focadas em negócios que podem ser executadas em qualquer lugar e reutilizadas dentro de uma variedade de aplicativos. Um sistema operacional padrão permite que os desenvolvedores construam qualquer dependência de hardware em qualquer contêiner. E a orquestração e a automação de Kubernetes dão aos desenvolvedores controle granular e simplificado sobre a configuração e a implementação do contêiner, incluindo segurança, balanceamento de carga, escalabilidade e muito mais, em vários ambientes de cloud.

Saiba mais sobre a cloud híbrida desenvolvida com Kubernetes

Benefícios de uma plataforma unificada de cloud híbrida 

Uma estratégia unificada de cloud híbrida ainda está em sua fase de "adoção inicial". Em uma pesquisa recente, 13% das empresas relataram estar usando ativamente uma plataforma de gerenciamento multicloud. Mas essas empresas já estão percebendo benefícios significativos, incluindo:

  • Maior produtividade do desenvolvedor: uma plataforma unificada de cloud híbrida pode ajudar a expandir a adoção de metodologias Agile e DevOps e permitir que as equipes de desenvolvimento façam um único projeto e o implementem em todas as clouds.
  • Maior eficiência de infraestrutura: com mais controle granular sobre os recursos, as equipes de desenvolvimento e de operações de TI podem otimizar gastos em serviços de cloud pública, clouds privadas e fornecedores de cloud. A cloud híbrida também ajuda as empresas a evitarem mais gastos técnicos com a infraestrutura on-premises ao migrar aplicativos legados mais rapidamente.
  • Melhor conformidade e segurança regulamentar: uma plataforma unificada permite que a empresa utilize tecnologias inovadoras de segurança na cloud e de conformidade regulamentar, além de implementar segurança e conformidade em todos os ambientes de maneira consistente.
  • Aceleração geral dos negócios: isso inclui ciclos mais curtos de desenvolvimento de produtos, inovação e prazo antecipados de lançamento no mercado, resposta mais rápida ao feedback do cliente, entrega mais rápida de aplicativos próximos do cliente (por exemplo, comércio eletrônico de borda), integração e combinação mais rápidas com parceiros ou terceiros para entregar novos produtos e serviços.

Cloud híbrida e IBM

As soluções de cloud híbrida da IBM Cloud entregam flexibilidade e portabilidade tanto para aplicativos quanto para dados. Linux, Kubernetes e contêineres oferecem suporte à solução de cloud híbrida e se juntam ao Red Hat OpenShift para criar uma plataforma comum conectando recursos on-premises e na cloud.

Saiba mais sobre as soluções de cloud híbrida desenvolvidas com a IBM Cloud.

Para começar a construir suas próprias soluções de cloud híbrida, inscreva-se para obter uma IBMid e crie sua conta na IBM Cloud.

 

Sobre o autor

Sai Vennam é um Developer Advocate na IBM com conhecimento sobre Kubernetes, OpenShift e ofertas de cloud gerenciada. Sua paixão é conectar desenvolvedores às tecnologias que os permitem ser bem-sucedidos. Como hobby, ele trabalha em uma automação doméstica usando Raspberry Pis e a tecnologia sem servidor.

Twitter: @birdsaiview

Blogs: https://www.ibm.com/cloud/blog/sai-vennam