Portal:Anarquia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O PORTAL DO Anarchic a-white.svgNARQUISMO
 ver · editar Conteúdo selecionado relacionado ao anarquismo
Anarchy-symbol.svg
Anarquismo é uma ideologia política revolucionária que se opõe a todo tipo de dominação e hierarquia social, seja ela política, econômica, social ou cultural, como o Estado, o capitalismo, as instituições religiosas, o racismo, o sexismo e o patriarcado; o anarquismo também defende a autogestão, baseando-se fundamentalmente numa crítica da dominação. Os anarquistas defendem uma transformação social fundamentada em estratégias coerentes com seus fins, ou seja, através de movimentos e organizações libertárias e igualitárias nos moldes da sociedade que pretendem construir. Essas estratégias deverão permitir a transformação do sistema capitalista e estatista.

O anarquismo surgiu na segunda metade do século XIX, a partir da radicalização do mutualismo de Pierre-Joseph Proudhon no seio da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT), durante o final da década de 1860. Entre 1868 e 1894, o anarquismo já havia se desenvolvido significativamente e também havia sido difundido globalmente, e exerceu, até 1949, grande influência entre os movimentos operários e revolucionários, embora tenha continuado a exercer influência significativa em diversos movimentos sociais do período pós-guerra até a contemporaneidade, entre fluxos e refluxos.

As posições dos anarquistas são heterogêneas e o anarquismo tem sido marcado por diversos debates e divergências. Os debates mais relevantes se dão em torno da defesa da autogestão e da estratégia. Com base em discussões estratégicas acerca da organização anarquista, das lutas de curto prazo e da violência, estabelecem-se duas correntes do anarquismo: o anarquismo insurrecionário e o anarquismo social ou de massas. O anarquismo insurrecionário afirma que as lutas de curto prazo por reformas e que os movimentos de massa organizados são incompatíveis como anarquismo, dando ênfase à propaganda pelo ato como o principal meio para despertar uma revolta espontânea revolucionária. Já o anarquismo social ou de massas enfatiza a noção de que apenas movimentos de massa podem ser capazes de provocar a transformação social desejada pelos anarquistas, e que tais movimentos, constituídos normalmente por meio de lutas por reformas e questões imediatas, devem contar com a presença dos anarquistas, que devem trabalhar no sentido de radicalizá-los e transformá-los em agentes revolucionários.
Atalho: WP:ANA
Portal:Anarquia/Mutirão Anarquista Wikipediano Portal:Anarquia/Acervo_de_imagens Portal:Anarquia/Citação Portal:Anarquia/Você_sabia Portal:Anarquia/Calendário histórico
Mutirão Anarquista Wikipediano Acervo de Imagens Banco de Citações Banco de Curiosidades Calendário Histórico
 ver · editar Artigo em Destaque
Louise Michel.png
Louise Michel (nascida em Vroncourt-la-Côte, em 29 de Maio de 1830 — falecida em Marselha em 9 de Janeiro 1905) cujo apelido era Enjolras, foi professora, poetisa, escritora e blanquista. Reconheceu-se anarquista durante a Comuna de Paris na qual foi uma das mais importantes communards. Foi também primeira a deflagar a bandeira negra como símbolo dos ideais libertários, popular nos séculos seguintes entre os adeptos do Anarquismo.

Preocupada com a educação infantil, Michel lecionou alguns anos em Paris até 1856. Aos 26 anos nessa mesma cidade já era autora de uma extensa obra literária, política e educacional com foco nos movimentos sociais revolucionários. Participou ativamente da Comuna de Paris, tanto na linha de frente nas barricadas, como em funções de apoio até ser capturada e deportada para a Nova Caledônia. Retornou à França em 1880 onde se tornara extremamente popular, participou de inúmeros eventos e reuniões operárias, continuou sendo vigiada pela polícia pelo resto de sua vida, sendo presa várias vezes por seu ativismo político até sua morte aos 74 anos de idade.

Após seu falecimento continuou sendo considerada e homenageada como uma das mais notáveis anarquistas, feministas, sindicalistas e educadoras libertárias do século XIX, preservando tal reconhecimento até a atualidade.

 ver · editar Imagem do Acervo


Guadalkivir solun.jpg
Imagem de autoria desconhecida.

Em 28 de abril de 1903 o navio a vapor francês Guadalkivir convertido em navio de transporte de tropas, afunda após uma grande explosão em seu interior. Uma bomba havia sido plantada pela organização anarquista macedônia conhecida como os Barqueiros da Tessalônica em sua guerra declarada ao Império Turco-Otomano e seus aliados, entre eles, a França.
 ver · editar Citação
Henry David Thoreau
A Desobediência é o autêntico fundamento da Liberdade. Os obedientes devem ser escravos.
Henry David Thoreau, , Desobediência Civil, 1849
 ver · editar 22 de outubro

Portal:Anarquia/Calendário histórico/22 de outubro


Copyleft Pirate symbol.svg

→ Colabore para a ampliação deste calendário traduzindo os dados referentes ao dia 22 de outubro do calendário anglófono The Daily Bleed, do calendário francófono L’Ephéméride Anarchiste ou do catalão Anarcoefemèrides.

 ver · editar Sabia que...
Albert libertad.jpg
  • ...o anarquista individualista Albert Libertad (na imagem) sofria de paralisia parcial das pernas por uma doença de infância, e costumava utilizar as muletas para acertar os policiais durante protestos?
  • ...os irmãos Élisée e Élie Reclus foram bibliotecários responsáveis pela biblioteca nacional da França durante a Comuna de Paris?
  • ...segundo o médico alemão Magnus Hirschfeld, Emma Goldman foi a primeira mulher a se manifestar em defesa dos relacionamentos entre homossexuais nos Estados Unidos?
  • ...durante um encontro no final da década de 1990 Jaime Cubero utilizou a metáfora do bonsai para definir o intelecto do cidadão mediano, constantemente podado, desde sua criação e por conta de sua dependência, pelas instituições atuais?
  • ...{{{dado5}}}
 ver · editar Categorias
 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Anarquismo na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.