Portal:Conteúdo/Temas gerais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

TEORIA CHARLES THONISTA

A teoria Charles Thonista, se propõe a defender a tese de que ELEIÇÃO é pros judeus: “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor”. Efésios: 1:4; ESCOLHA se refere dos gentios para com Deus: “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome” João 1:11-12; e VOCAÇÃO é de Deus para com a igreja: “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo”. Efésios 4:11-12.

A salvação conforme a teoria Charles Thonista, defende que todos os homens nascidos após o consumado sacrifício expiatório de Cristo, estão salvos pela graça: “Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde”.Gálatas 2:21; Que tal salvação pode ser mantida:“E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas;mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo”.Atos 10:34,35;Mas, que tal salvação pode ser perdida, de acordo com o seu modo de vida: “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos”. Apocalipse 3:5, isto é, causando maldades ao próximo: “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e o não faz comete pecado”. Tiago 4:17;Podendo ser também recuperada:“E Jesus, tendo ouvido isso, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas sim os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores”.Marcos 2:17; Desde que arrependa-se a tempo, até seu no último instante de vida, receberá o perdão divino como o ladrão da cruz: “E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu Reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso”. Lucas 23:42-43. Obtendo o direito por adoção, de ser arrebatado e/ou ressurreto na 1ª ressurreição: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor”. 1 Tessalonicenses 4:16-17.

Quanto aos que não tiveram oportunidade de ouvir sobre Jesus Cristo, pela teoria Charles Thonista, serão julgados pelos seus atos bons ou maus: “Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação”. João 5:28,29, Pois, se haverá um julgamento, poderá haver absolvição: “E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras”. Apocalipse 20:12. Pois, independente de religião o ser humano por mais ignorante que seja das escrituras sagradas, tem ciência interna do agir bem ou mal com o próximo: “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas”. Mateus 7:12.

Charles Thon, João Pessoa-PB, 26/06/2019