Portal:Líbano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal do Líbano

Flag of Lebanon.svgBeirutRaouche1.jpgBaalbekTempleJupiter2.jpgQadisha.jpgAnjar.jpgLibanonzeder.jpg


LocationLebanon.svg

O Líbano (em árabe: لبنان, Lubnān), oficialmente a República do Líbano, é um país pequeno, em grande parte montanhoso do Oriente Médio, localizado na extremidade oriental do Mar Mediterrâneo. Faz fronteira com a Síria ao norte e leste, e Israel ao sul, com uma costa estreita ao longo de sua margem oeste. A sua capital, e maior cidade, é Beirute.

A bandeira do Líbano apresenta o cedro do Líbano em verde sobre um fundo branco, com duas listras vermelhas de dois quartos de altura horizontal na parte superior e inferior. O nome Líbano (também "Loubnan" ou "Lebnan") é derivado da raiz semita "LBN", que significa "branco", uma referência ao Monte Líbano coberto de neve

Até a Guerra Civil Libanesa, o país vivia marcado prosperidade regional. Em julho de 2006, após a reestabilização considerável para grande parte do país, o conflito israelo-libanês trouxe crescentes baixas militares e civis, grande dano à infra-estrutura civil e o deslocamento em massa da população. Após as crises de 2006, o Líbano se levantou mais forte econômica e militarmente, e recuperou sua antiga denominação, de "Suíça oriental" com a sua identidade especial de turismo.


Artigos selecionados

Throne of Ashtart.jpg

O Templo de Eshmun (em árabe: معبد اشمون) é um antigo local de culto dedicado a Eshmun, o deus da cura fenício. Localiza-se próximo ao rio Awali, a dois quilômetros de Sidom, no sudoeste do Líbano. O sítio foi ocupado do século VII a.C. ao século VIII d.C., o que sugere uma relação integrada com a cidade vizinha. Embora tenha sido construído originalmente pelo rei sidônio Esmunazar II, durante o período aquemênida (por volta de 529-333 a.C.) para comemorar a recuperação da antiga glória e riqueza da cidade, o complexo do templo foi expandido enormemente por Bodashtart, Yatan-milk e pelos monarcas que lhes sucederam. Devido aos trabalhos de reforma e expansão realizados ao longo dos séculos, e que abrangeram períodos que alternaram independência e hegemonia estrangeira, o santuário apresenta uma rica gama de estilos e influências arquitetônicas e decorativas.

Flag-map of Lebanon.svg Leia mais ...


Você sabia…

... que os mais altos cargos de Estado são atribuídos aos três principais grupos religiosos do Líbano: o presidente é maronita, o primeiro-ministro é sunita, enquanto o presidente do Parlamento um xiita?

... que o Líbano é considerado a capital bancária do mundo árabe e é amplamente conhecido como a "Suíça do Oriente Médio"?

... que segundo a mitologia grega, Adônis foi morto por um javali ao pé da cachoeira em Apheca no atual Líbano?

... que o Líbano é adequado para as atividades agrícolas em termos de disponibilidade de água e fertilidade do solo, pois possui a maior proporção de terras cultiváveis ​​no mundo árabe?


Categorias

Coisas que você pode fazer

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Líbano na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


Imagem selecionada

Taynal Mosque2009a.JPG
Mesquita de Taynal em Trípoli, no norte do Líbano.


Biografia selecionada

Rafic Hariri in 2001.jpg

Rafiq Baha' ad-Din Hariri ou Rafik Bahaa Edine Haririرفيق بهاء الدين الحريري em árabe — (Sídon, 1 de Novembro de 1944 - Beirute, 14 de Fevereiro de 2005) foi magnata e político libanês, foi em duas ocasiões primeiro-ministro do Líbano: de 1992 a 1998 e de 2000 a 2004.

Foi assassinado no dia 14 de fevereiro de 2005, em Beirute, vítima da explosão de um carro armadilhado. O crime foi atribuído ao governo sírio, mais concretamente a Ghazi Kanaan, antigo chefe dos serviços secretos sírios no Líbano durante o tempo de ocupação do país, fato desmentido pelo acusado e por seu governo. Não obstante, Kanaan suicidou-se poucos dias antes de se tornar público o relatório das Nações Unidas sobre o crime. Em 20 de outubro de 2005, as conclusões apresentadas por Detlev Mehlis no Conselho de Segurança das Nações Unidas implicaram as autoridades sírias no atentado, sem contudo especificar o autor.

Flag-map of Lebanon.svg Leia mais ...



Mapa

Lebanon sectors map.jpg


Uma aproximação da distribuição dos principais grupos religiosos no Líbano em 1991.

Associados Wikimedia

Líbano no Wikinotícias     Líbano no Wikiquote     Líbano no Wikilivros     Líbano no Wikisource     Líbano no Wikcionário     Líbano na Wikiversidade     Líbano no Wikivoyage     Líbano no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/L%C3%ADbanoWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/L%C3%ADbanoWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/L%C3%ADbanoWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/L%C3%ADbanoWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/L%C3%ADbanoWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/L%C3%ADbanoWikiversity-logo.svg
https://pt.wikivoyage.org/wiki/Special:Search/L%C3%ADbanoWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:L%C3%ADbanoCommons-logo.svg

Recarregar