Portal:Dinossauros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Atualize a página

Bem-vindo(a) ao
Portal dos Dinossauros
Alvarezsaurus calvoi.jpg Anchiceratops dinosaur.png Trex Roar.jpg Giganotosaurus BW.jpg Argentinosaurus BW.jpg Pachycephalosaurus.jpg Euoplocephalus BW.jpg Stegosaurus BW.jpg Olorotitan DB.jpg
Alvarezsaurus Anchiceratops Tiranossauro Giganotossauro Argentinossauro Pachycephalosaurus Euoplocephalus Stegosaurus Olorotitan
Dinossauros ou Dinossáurios (do grego δεινός σαῦρος, que significa "lagarto terrível") constituem um grupo de diversos animais membros do clado e da superordem dos arcossauros, acredita-se que apareceram há pelo menos duzentos e trinta milhões de anos, e que, durante cento e trinta e cinco milhões de anos, foram a espécie dominante na Terra, num período geológico de tempo que vai desde o período triássico até o final do período cretáceo, há cerca de 65 milhões de anos, quando um evento catastrófico ocasionou a extinção em massa de quase todos os dinossauros, com exceção das espécies emplumadas. A teoria mais aceita é de que o meteorito encontrado na Cratera de Chicxulub, no México, foi o responsável pela extinção, ao colidir com a Terra e originar uma grande explosão que carbonizou bilhões de animais instantaneamente, levantando também uma nuvem de poeira tão espessa que bloqueou o calor do sol e transformou o planeta em um local extremamente frio, em um evento meteorológico similar ao inverno nuclear, eliminando as espécies sobreviventes, com exceção dos dinossauros emplumados e dos seres mamíferos, que tinham a capacidade de sobreviver em climas de baixas temperaturas devido a seu sangue quente, podendo assim se adaptar ao novo ambiente. O registro fóssil indica que os dinossauros emplumados evoluíram dos terópodas durante o período jurássico, e, após o evento da extinção em massa, deram origem as aves modernas, e os mamíferos sobreviventes evoluíram até dar origem ao ser humano atual. (Leia mais...)
THERIZINOSAURUS.jpg
Ovo de dinossauro

Tyrannosaurus AMNH 5027 (white background).jpg
Esqueleto de Tiranossauro


Artigos selecionados

Compsognathus

Compsognathus longipes (aportuguesado como: compsognato) é a única espécie conhecida do gênero extinto Compsognathus de dinossauros terópodes compsognatídeos, que viveram no fim do período Jurássico há aproximadamente 150 milhões de anos, na idade do Tithoniano, onde hoje é a Europa.

Paleontólogos encontraram dois fósseis bem preservados, um primeiro na Alemanha em 1850 e o segundo na França quase um século depois. Muitas representações populares ainda descrevem o compsognato como um dinossauro do tamanho de um galo, devido à pequenez do espécime alemão, que agora se acredita ser uma forma juvenil, enquanto o espécime francês, maior, seria uma espécie adulta. Compsognathus é um dos poucos dinossauros cuja dieta se sabe com certeza: os restos de pequenos lagartos foram preservados na barriga de ambos os espécimes. Acredita-se que fósseis de dentes descobertos em Portugal possam pertencer a integrantes do gênero.

Embora não tenha sido reconhecido como tal na época de sua descoberta, o Compsognathus é o primeiro dinossauro conhecido com um esqueleto bastante completo. Hoje Compsognathus longipes é a única espécie reconhecida, embora se acreditasse que o espécime maior descoberto na França na década de 1970 poderia representar uma nova espécie separada, C. corallestris. Até a década de 1990, o Compsognathus era considerado o menor dinossauro e o parente mais próximo da primitiva ave Archaeopteryx. Assim, é um dos poucos gêneros de dinossauros bem conhecidos fora do âmbito paleontológico.

Imagem selecionada

Zalmoxes.

Representação artística de um Zalmoxes.


Tópicos

Sabia que?

... que o anquilossauro Antarctopelta foi o primeiro dinossauro encontrado na Antártida?

... que apesar de ser um dos dinossauros mais conhecidos, um esqueleto completo de Triceratops jamais foi encontrado?

... que os dinossauros polares poderiam ter caminhado para a Austrália, porque durante o início do Cretáceo o continente da Austrália ainda estava ligado à Antártida?

... que os únicos fósseis sobreviventes do Aegyptosaurus foram destruídos em um bombardeio de 1944 em Munique, Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial?

... que os restos fósseis da espécie de dinossauro Aralosaurus foram encontrados no Cazaquistão depois que o Mar de Aral começou a encolher significativamente?

Colabore Categorias
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Dinossauros na Wikipédia!
Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

Relacionados

Wikimedia

Dinossauros no Wikiquote     Dinossauros no Wikcionário     Dinossauros no Wikinotícias     Dinossauros no Wikisource     Dinossauros no Commons     Dinossauros na Wikiversidade     Dinossauros no Wikilivros    
Citações Definições Notícias Biblioteca Imagens e mídia Recursos de aprendizado Livros didáticos e manuais
Wikiquote-logo.svg
Wiktionary-logo-en.svg
Wikinews-logo.png
Wikisource-logo.svg
Commons-logo.svg
Wikiversity-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/DinossaurosWikibooks-logo.png

Dinossauros no Wikispecies    
Diretório de espécies
Wikispecies-logo.svg