Portal:Cultura da Internet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Cultura da Internet

A cultura da Internet, ou cibercultura, é uma cultura que descreve as muitas manifestações do uso da rede de computadores para comunicação, entretenimento, negócios e recreação. Alguns recursos da cultura da Internet incluem comunidades online, jogos, mídias sociais e muito mais, bem como tópicos relacionados à identidade e privacidade. Devido ao uso e adoção em grande escala da Internet, os impactos da cultura da Internet na sociedade e nas culturas não digitais foram generalizados. Além disso, devido à natureza abrangente da Internet e da cultura da Internet, diferentes facetas da cultura da Internet são frequentemente estudadas individualmente, em vez de holisticamente, como mídia social, jogos, comunidades específicas e muito mais. (leia mais...)

Artigos selecionados

A expressão meme de Internet é usada para descrever um conceito de imagem, vídeos, GIFs e/ou relacionados ao humor, que se espalha via Internet. O termo é uma referência ao conceito de memes, que se refere a uma teoria ampla de informações culturais criada por Richard Dawkins em seu best-seller de 1976, o livro O Gene Egoísta.

Um meme de Internet pode permanecer o mesmo ou pode evoluir ao longo do tempo, por acaso ou por meio de comentários, imitações, paródia, ou mesmo através da recolha de relatos na imprensa sobre si mesmo. Memes de Internet podem evoluir e se espalhar mais rapidamente, chegando às vezes a popularidade em todo o mundo e desaparecendo completamente em poucos dias. Eles estão distribuídos de forma orgânica, voluntariamente, e peer-to-peer, ao invés de por meio predeterminado ou automatizado. Uma importante característica de um meme é poder ser recriado ou reutilizado por qualquer pessoa. (leia mais...)

Memes selecionados

Sanduíche-iche é um meme da Internet surgido no Brasil a partir de uma entrevista da nutricionista Ruth Lemos à TV Globo Nordeste em 2004. Nela, Lemos gagueja, dizendo a palavra "sanduíche-iche". O vídeo se tornou viral em 2005 através de comunidades no Orkut e foi exibido no Pânico na TV. Lemos inicialmente não gostou da repercussão, mas, aproveitando a visibilidade, candidatou-se a deputada estadual. É considerado um dos primeiros memes do Brasil.

Em 26 de agosto de 2004, a nutricionista Ruth Lemos deu uma entrevista ao vivo ao Bom Dia PE, da TV Globo Nordeste, sobre os hábitos alimentares das crianças. Enquanto falava, ela gaguejou e disse, por exemplo, "Eles precisam saber-ber que até o sanduíche-iche pode ter um valor nutritivo-tivo [...]". Lemos não é gaga; o atraso no retorno de som, ou delay, fez com que ela repetisse "porque achava que não escutava". Ela nunca havia utilizado o ponto de ouvido. Apesar disso, e rindo durante a entrevista devido à situação, ela conseguiu finalizar, "transformando-se em um involuntário personagem cômico", segundo a Folha de S. Paulo. No segundo bloco do programa, quando ela voltou ao ar, falou normalmente. (leia mais...)

Sabia que...

Celebridades selecionadas

Ninja2019screenshot.jpg

Richard Tyler Blevins (Grayslake, 5 de junho de 1991), mais conhecido por seu apelido online Ninja, é um streamer, YouTuber, jogador profissional de e-sports e personalidade da internet norte-americano. A partir de fevereiro de 2019, ele se tornou o streamer mais seguido na Twitch, sua antiga plataforma, com mais de 16 milhões de seguidores.

Blevins nasceu de pais americanos de ascendência galesa. Nasceu em Detroit, ele se mudou com sua família para os subúrbios de Chicago quando ele tinha um ano de idade. A juventude de Blevins nos subúrbios de Chicago incluiu jogos eletrônicos e esportes. Ele frequentou a Grayslake Central High School, onde jogou futebol, Blevins também era um ávido jogador de jogos eletrônicos. Após a formatura, ele decidiu jogar videogames profissionalmente, participando de torneios, juntando-se a organizações profissionais e transmitindo ao vivo seus jogos. (leia mais...)

Sites selecionados

KnowYourMeme.png

Know Your Meme é um site que utiliza um software do tipo wiki para documentar memes de internet, como vídeos virais, "macros" de imagens, frases populares, celebridades, entre outras coisas que se tornam meme. Originalmente criado pela Rocket Boom, o site foi adquirido em março de 2011 por Ben Huh e sua empresa, The Cheezburger Network. Em 2009, vários veículos de mídia americana reconheceram o Know Your Meme, como a revista Time, o jornal The New York Times, o site Wired.com, a National Public Radio, e a MSNBC.

A partir de junho de 2014, começam iniciativas para arquivar as informações sobre memes e cultura digital pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Em 2018, um artigo científico listou os memes mais populares da internet nas redes sociais, particularmente 4chan, Reddit e o Twitter. (leia mais...)

Categorias

Portais relacionados

Wikimedia

Cultura da Internet no Wikinotícias     Cultura da Internet no Wikiquote     Cultura da Internet no Wikilivros     Cultura da Internet no Wikisource     Cultura da Internet no Wikcionário     Cultura da Internet na Wikiversidade     Cultura da Internet no Wikivoyage     Cultura da Internet no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Cultura_da_InternetWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Cultura_da_InternetWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Cultura_da_InternetWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Cultura_da_InternetWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Cultura_da_InternetWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Cultura_da_InternetWikiversity-logo.svg
https://pt.wikivoyage.org/wiki/Special:Search/Cultura_da_InternetWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Cultura_da_InternetCommons-logo.svg

Purgar cache do servidor