Menu

UFPR suspende suas atividades presenciais por tempo indeterminado

SIPAD comunica     20 de março de 2020 - 15h33

UFPR (Universidade Federal do Paraná) suspendeu as atividades presenciais por tempo indeterminado.

Em 15 de março, como medida preventiva de contenção do COVID-19, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) suspendeu as atividades acadêmicas presenciais pelo prazo de 14 dias. Durante a semana, a instituição foi adequando a organização do trabalho técnico-administrativo no sentido de atender as demandas de pessoas com maior potencial de risco. (mais…)

Divulgação científica: artigo “Disputas por modos de reconhecimento em políticas afirmativas no Ensino Superior brasileiro” de Judit Gomes da Silva.

SIPAD Comunica     13 de setembro de 2021 - 14h19

Por Gustavo Henrique Thomaz Ramos*

O artigo “Disputas por modos de reconhecimento em políticas afirmativas no Ensino Superior brasileiro” foi publicado na Revista de Antropologia “Campos” da UFPR, no ano de 2021. A autora é Judit Gomes da Silva, Doutora em Antropologia e Arqueologia pela UFPR, pesquisadora associada ao Núcleo de Estudo Afro-Brasileiros (NEAB/UFPR) e ao Núcleo de Antropologia da Política, do Estado e das Relações de Mercado (NAPER/UFPR), e também servidora da UFPR. 

A etnografia resultou de seu trabalho de campo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da análise das reuniões do Conselho Universitário – gravadas e disponíveis no acervo digital da instituição – que trataram das disputas por modos de reconhecimento de candidatas/os/es às vagas reservadas às pessoas pretas, pardas e indígenas.    

A antropóloga descreve, especialmente, os agenciamentos de estudantes negras/os/es e indígenas da UFSC nas disputas sobre os modos de reconhecimento para o ingresso na Universidade por meio de políticas afirmativas. Silva destaca as diferentes agencias que tencionaram a decisão do Conselho Universitário para a destituição da comissão de validação fenotípica, no ano de 2013. E, em 2017, quando o Conselho restituiu as bancas de validação fenotípica, devido a indícios de fraudes no ingresso, por meio das ações afirmativas, estudantes negras/os/es se mobilizaram politicamente e, com isso, passaram a participar das bancas e da organização do processo. Silva conclui que “tais agenciamentos evidenciaram que as e os estudantes são os maiores interessados na política afirmativa e desejam ser reconhecidos como interlocutoras/es nas questões acerca das múltiplas dimensões da vida acadêmica” (SILVA, 2021, p.127). 

Imagem gráfica: sobre um fundo com linhas pautadas, similar a uma página de caderno, há uma caixa com fundo branco com o título: “Disputas por modos de reconhecimento em políticas afirmativas no Ensino Superior brasileiro”. Abaixo, lê-se: O artigo de Judit da Silva foi publicado na Revista de Antropologia “Campos” da UFPR no primeiro semestre de 2021 e apresenta os agenciamentos de estudantes negras/os/es e indígenas da UFSC nas disputas sobre os modos de reconhecimento para o ingresso na Universidade por meio de políticas afirmativas. Abaixo do quadro branco temos os logos da SIPAD e da UFPR.
Créditos da Arte: Letícia Mayumi, Bia Vieira e Eduardo Gomes.

(mais…)

Conferência Popular Temática sobre Educação para Migrantes e Refugiados: primeira plenária temática preparatória para a II CONAPE/ 2022

SIPAD comunica     13 de setembro de 2021 - 13h46

A Conferência Popular Temática: Educação de Migrantes e Refugiados, primeira plenária preparatória para a CONAPE 2022, será realizada na quarta-feira, no dia 15/09/2021, das 9h às 11h (Abertura, Saudações e Orientações dos Trabalhos, no Canal do Youtube da SIPAD/UFPR) e das 14h às 16h (Plenária com discussão e consolidação das propostas enviadas e novas propostas, para o documento base. O link será enviado para os inscritos por email).

O formulário de inscrição, manifestação do interesse em apoiar e orientações para envio das logos das entidades encontram-se aqui. A grande quantidade de migrantes e refugiados nas diversas regiões do Brasil trazem à tona a questão de seus direitos, inclusive seu direito à educação, que muitas vezes lhes é retirado pelo desconhecimento da língua e das estruturas educacionais brasileiras, pela falta de formação adequada para atender suas necessidades por parte da sociedade em geral e pela xenofobia e discriminação em geral. A presente conferência busca ampliar os debates sobre o tema, numa perspectiva crítica, interseccional e de direitos humanos e cidadania, com o objetivo de propor diretrizes para compor o documento base da CONAPE 2022.

Imagem gráfica com fundo cinza claro e letras em cinza escuro. À direita, há o desenho da metade da ponta de um lápis preto, com o corpo formado pelas cores vermelho escuro, vermelho claro, laranja e amarelo. No canto superior esquerdo, está escrito: CONAPE 2022. À direita, o título: Conferência Popular Temática sobre Educação para Migrantes e Refugiados, primeira plenária temática preparatória para a II CONAPE/ 2022. 15/09/2021 às 9 horas - Abertura. Transmissão pelo canal da SIPAD no YouTube. Plenária: das 14:00 às 16:00 horas. O link da plenária será enviado para o email cadastrado. Na base, estão os logos das entidades organizadoras: SIPAD, UFPR, Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM), e Instituto de Políticas Públicas Migratórias (IPPM); e dos apoiadores: Defensoria Pública da União (DPU), Ministério Público do Paraná (MP/PR) e Procuradoria Federal do Trabalho.

(mais…)

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Flickr
Universidade Federal do Paraná
SIPAD
Rua XV de Novembro, nº784 - Praça Santos Andrade (Térreo)
Fone(s): (41) 3310-2699
CEP 80.060-000 | Curitiba |


©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR