A nova diretoria conta com representantes das cinco regiões brasileiras.
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) elegeu a nova diretoria executiva para o mandato 2021-2022 e o Conselho Fiscal para os próximos dois anos. O processo foi realizado nesta sexta-feira em reunião remota.
O novo presidente é o reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcus Vinicius Davi. O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, é o primeiro vice-presidente, o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Macedo Gomes, é suplente, a reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão Moura é a segunda vice-presidente e o reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), José Geral Tcianeli, é suplente.
O presidente eleito disse que vai continuar o trabalho de valorização das universidades federais brasileiras e da educação pública. “Iremos seguir nossa agenda de forma conjunta, respeitando as deliberações coletivas do pleno de reitores e reitoras, com a consciência de que a Andifes unida e fortalecida é sinônimo de universidades federais unidas e fortalecidas”, afirmou Marcus Davi em entrevista para o portal da Andifes.
O reitor da UFPR destacou a importância do novo presidente ter ampla experiência no ramo orçamentário, que é o grande desafio atual das universidades públicas. “Estou contente em mais uma vez compor a diretoria da Andifes, ao lado de reitores que respeito muito, com a liderança do professor Marcus Davi que tem uma experiência e uma expertise particular no ramo orçamentário e de colocar também em evidência a nossa universidade, neste momento tão cheio de desafios”, disse Ricardo Marcelo Fonseca.
Conselho fiscal
O novo Conselho Fiscal é formado por: Maurício Saldanha Motta (CEFET-RJ), Paulo Sergio de Paula Vagas (UFES) e Jacques Antonio de Miranda (UFOB). Os suplentes são os reitores Isabela Fernandes Andrade (UFPel), Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho (UTFPR) e Francisco Ribeiro da Costa (Unifesspa).